Programa Aquisição de Alimentos (PAA)

O Programa de Aquisição de Alimentos, PAA adesão estadual EMATER /MC, modalidade Compra com Doação Simultânea em Alagoas, é uma política pública que vem se tornando um marco para a independência da agricultura familiar no estado, principalmente por consolidar e ampliar os canais de comercialização dos produtos da agricultura familiar, beneficiando os AFs e suas organizações, pela dinâmica da comercialização da produção com preços justos, na melhoria da segurança alimentar e nutricional do alimento ofertado. São 63 itens produzidos da Agricultura Familiar do Estado, como cereais e hortícolas, proteína animal, sucos e panificados. Se destacam a cadeia da fruticultura com 36% e de raízes e tubérculos com 42%

O programa também se destaca por fomentar e promover a substituição de monoculturas a partir da diversificação da produção orgânica ou agroecológica dos AFs e de suas organizações, por meio de ATER, oferecendo alimentos de qualidade, o que proporciona uma alimentação saudável aos beneficiários da rede socioassistencial e do aparelhamento público de alimentação.

Com a execução do PAA adesão estadual, houve a ocupação de mais de 5 mil agricultores familiares, por meio da mão-de-obra direta na produção de alimentos. Este resultado estimula e promove a produção de alimentos, por meio das ações de ATER que orientam princípios e práticas de uma agricultura que visam o aumento de produtividade ambientalmente sustentável. Estes dados também evidenciam a importância da execução destas ações, uma vez que, a circulação de capital financeiro aumenta e promove o desenvolvimento local.

Em 2020 foram beneficiadas com o PAA Adesão Estadual, 1.568 famílias de agricultores familiares fornecedores de alimentos ao PAA e 221 Unidades Recebedoras das doações. Foram mais de 2.550 toneladas de alimentos adquiridos pelo PAA. Totalizando um investimento de mais de 6,85 milhões de reais para cerca de 100 mil pessoas beneficiadas com a execução do PAA em Alagoas.

    SIGA A GENTE  

    Governo do Estado de Alagoas
    © 2021 - 2024 - Versão 1.0
    © 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

    menu

    Menu secundario