Projeto Lagos do São Francisco

A Emater por meio de Cooperação Técnica com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-EMBRAPA, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) executam na região dos Lagos do São Francisco projeto que visa ofertar alternativas tecnológicas e fortalecer o setor agropecuário dos municípios atendidos. As estratégias adotadas buscam uma consciência ecológica, com intuito de diminuir o uso excessivo de defensivos agrícolas e dos recursos naturais, além de minimizar a degradação ambiental da região.

A fim de promover o desenvolvimento sustentável por meio de Assistência Técnica, Extensão Rural e Transferência de Tecnologia, este projeto atua em várias cadeias produtivas, como olericultura, bovinocultura, ovinocaprinocultura, apicultura, fruticultura em áreas irrigadas e de sequeiro, entre outros. Desta maneira, com o objetivo de incorporar em sistemas produtivos, resultados de pesquisas e alternativas tecnológicas que visam proporcionar incremento da produtividade, redução de custos de produção, desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida do produtor, o Projeto Lagos do São Francisco beneficia produtores agropecuários por meio da implantação e monitoramento de Campos de Aprendizagem Tecnológica (CATs) em áreas de produção, bem como, a implantação de Unidades de Produção e Beneficiamento.

Este Projeto objetiva ainda, a difusão de tais tecnologias para técnicos, produtores rurais, agentes de desenvolvimento rural e líderes comunitários da região beneficiária, quanto aos conceitos de técnicas de produção, manejo vegetal e animal e alternativas para convivência com o ambiente. Difundir o processo é de suma importância para que ocorra a continuidade das ações após o encerramento do projeto.

Os municípios Pariconha, Olho D’Água do Casado e Piranhas, situados no semiárido alagoano são contemplados com este projeto. É importante ressaltar que, o Projeto Lagos do São Francisco ocorre nos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, beneficiando cerca de 4 mil produtores rurais em 12 municípios da região do semiárido. Os municípios comtemplados foram selecionados considerando a região dos lagos do São Francisco e aptidão agropecuária dos produtores rurais destes.

    SIGA A GENTE  

    Governo do Estado de Alagoas
    © 2021 - 2024 - Versão 1.0
    © 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

    menu

    Menu secundario