Resultados

Em 2020, devido à pandemia, surgiram diversos desafios a todos os setores da economia. Neste contexto, o setor agropecuário, considerado essencial, permaneceu atuante para garantir alimentos e subprodutos disponíveis à população, garantindo a segurança alimentar. Foi necessária a adoção de diversas estratégias, a fim de, dar continuidade de atendimento aos agricultores familiares alagoanos.

Neste contexto, as ações da EMATER-AL beneficiaram mais de 35.000 (trinta e cinco mil) agricultores familiares, em 83 (oitenta e três) municípios alagoanos. Os profissionais prestaram mais de 175.000 (cento e setenta e cinco mil) atendimentos.

Os principais Programas, Projetos e Ações executadas foram: Fomento às Atividades Produtivas Rurais; Projeto Dom Helder Câmara; Bovinocultura de Leite; Organizações Sociais e Produtivas; acesso às Políticas Públicas e Comercialização.

Fomento às Atividades Rurais:

Em 2020, foram executados 1.050 projetos produtivos com a participação da família e orientação dos agentes de ATER nas duas modalidades de fomento, Fomento Semiárido e Fomento Rural.

Bovinocultura de leite:

Os serviços de ATER desenvolvidos nas propriedades assistidas foram focados no: manejo da ordenha, manejo nutricional e alimentar, produção e conservação de alimentos, manejo sanitário, manejo reprodutivo, melhoramento genético, cria e recria de bezerras e gestão da propriedade com o acompanhamento dos índices zootécnicos e econômicos. A tabela 4 demonstra a importância dos serviços de ATER da Emater-AL junto aos agricultores familiares da região da Bacia Leiteira alagoana, nesta apresenta-se os indicadores zootécnicos e de tamanho dos agricultores assistidos pela EMATER-AL na bacia leiteira de Alagoas (ano de 2019 com trabalho realizado em condições normais) e um comparativo com a produção média nacional (ZOCCAL, 2016).

Organizações sociais e produtivas:

Com as atividades desenvolvidas de ATER junto às Organizações Sociais, são atendidas pela EMATER-AL, 119 organizações sociais, entre associações, cooperativas e grupos produtivos de mulheres. Pertencem à estas Organizações, 6.959 agricultores familiares e povos tradicionais.

Garantia Safra (GS):

Em 2020, foram inscritos no Garantia Safra (GS) 24,3 mil agricultores familiares, e 21,73 mil Agricultores Familiares aderidos nos 36 municípios cobertos pela política pública em Alagoas.

Projeto Dom Helder Câmara:

Em 2020, foram implementadas atividades diversificadas e que atenderam 1.974 (mil, novecentos e setenta e quatro) famílias, por meio do Projeto Dom Helder Câmara. O referido Projeto é resultado de uma parceria entre a EMATER-AL, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Ministério da Cidadania, o Fundo Internacional para Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e a Agência Nacionalde Assistência Técnicae Extensão Rural (ANATER). Esse projeto tem por objetivo, promover a inclusão produtiva e social das famílias de agricultores familiares, contribuindo para o enfrentamento das condições de pobreza no Semiárido Alagoano com a melhoria da qualidade de vida, através da oferta de serviços de assistência técnica e extensão rural para agricultores familiares em situação de pobreza extrema, com renda per capita de até R$ 89,00. Sendo beneficiadas 1.974 famílias, localizados em 21 municípios.

    SIGA A GENTE  

    Governo do Estado de Alagoas
    © 2021 - 2024 - Versão 1.0
    © 2024 Your Company. All Rights Reserved. Designed By JoomShaper

    menu

    Menu secundario